quinta-feira, 23 de maio de 2013

Necessidade financeira e 'pressão' aproximam saída de Fernando do Grêmio


O volante Fernando é repetidamente sondado por clubes europeus. Até agora, o Grêmio conseguiu manter o jogador, vendendo frações de seus direitos. Mas agora, a promessa de uma investida final somada a necessidade financeira do clube aproximam o adeus.
Fernando vive o momento de maior valorização. Convocado para seleção brasileira principal para disputa da Copa das Confederações e titular em alguns amistosos do time nacional, o marcador cresce em valor de mercado.

Com apenas 20 anos, Fernando recebe sondagens dos mais variados destinos. Roma, Shakhtar Donetsk, Dínamo de Kiev, CSKA, Porto, Benfica, todos já procuraram o empresário do atleta ou enviaram representantes para avaliar seu futebol. No entanto, o Grêmio garante que ainda não recebeu proposta alguma.


"Muitas pessoas nos ligam perguntando se vendemos o Fernando por isso ou aquilo. Mas não é assim. Sempre respondemos a mesma coisa: Temos que avaliar. O Grêmio fala do Fernando como qualquer outro atleta. Qualquer proposta feita será analisada. Mas para isso precisa existir proposta e até hoje, quarta-feira, não há", disse o assessor de futebol Marcos Chitolina ao UOL Esporte.
Fernando não é um dos salários mais altos do elenco gremista nem renderia 100% de sua venda ao Tricolor. O clube tem, hoje, 40% dos direitos do atleta. O restante é fracionado entre investidores e seu empresário. A venda de parcelas, até agora, foi a maneira encontrada de manter o jogador em Porto Alegre. Mas não deve ser levada adiante.

"O Grêmio irá avaliar. Se fala muito sobre o Fernando. É claro que não podemos abrir mão da quantia, se for de nosso agrado. É tudo questão de esperar a proposta certa e analisar", disse Chitolina.

O clube vive difícil situação financeira. Pressionado pela necessidade de pagamentos à Arena, sem as cotas previstas de Libertadores, a ideia do departamento de futebol é aliviar a folha de pagamentos. Neste ponto, uma possível venda de Fernando cairia bem aos cofres. Mesmo que não refletisse muito nos vencimentos mensais, a soma que entraria da negociação aliviaria os pagamentos necessários.

A janela de transferências internacionais abre-se em breve. O Grêmio trabalha com a ideia de antecipação para 20 de junho, no entanto tal situação ainda não foi oficializada pela CBF. Será quando as especulações podem virar algo concreto e Fernando render algo em torno de 12 milhões de euros ao clube, valor citado pela imprensa europeia.

0 comentários:

Postar um comentário